Design a site like this with WordPress.com
Get started

Usando o geomarketing para tomar melhores decisões de marketing

Discutimos o uso da localização para enviar publicidade direcionada e interagir com os clientes para melhorar sua experiência de compra. Um outro uso poderoso da localização é para visualização interna e tomada de decisão.

File:Entrance to the Cathedral Christmas Market - geo.hlipp.de - 30805.jpg - Wikimedia Commons Isso envolve o uso de grandes quantidades de dados que você coleta sobre o comportamento dos compradores para ajudar a planejar e direcionar futuras campanhas de marketing para obter o maior retorno. O uso de dados de localização dessa maneira permitirá que você segmente os consumidores certos no local correto com a oferta mais apropriada. Você pode obter insights mais profundos sobre seus clientes e como eles estão interagindo com sua empresa de maneiras que não seriam possíveis sem o uso de visualização e análise de mapeamento usando a Plataforma Google Maps para tomar as decisões corretas para expandir seus negócios.

Geomarketing para tomada de decisão interna

O ponto de partida para usar o geomarketing para tomada de decisão interna é coletar e armazenar dados. Os dados são o ingrediente mais importante para o sucesso, por isso é absolutamente necessário que você acerte isso para que as decisões corretas possam ser tomadas na outra extremidade. Existem muitas fontes de dados diferentes e parte do desafio é reunir os dados atualizados mais relevantes e prontos para análise.

Os dados podem vir de muitas fontes diferentes, desde dados de clientes coletados no caixa ou por meio de cartões de fidelidade até informações coletadas em seu site, detalhando onde as pessoas que visualizam seu site ou pesquisam em seu localizador de lojas estão localizadas aproximadamente. Os dados que mostram a localização da sua loja e a localização dos seus concorrentes também podem ser reunidos com bastante facilidade. Grandes conjuntos de dados também podem ser coletados para coisas como a localização de tweets que mencionam sua marca e se o sentimento é positivo ou negativo.

Isso pode ser combinado com dados de terceiros, como dados demográficos, estilo de vida, transporte ou informações meteorológicas. Depois de saber quais dados você tem e o que é importante para você ou seus clientes, eles podem ser reunidos e visualizados em um mapa. Aqui é onde a diversão começa, porque agora você pode começar a ver padrões e tendências que você potencialmente não conhecia, mas é trazido à tona com o uso da localização.

Visualização de dados com o Google Maps

Se você tiver bons dados precisos e facilmente acessíveis, o próximo passo é começar a visualizar e fazer perguntas a partir desses dados. A geolocalização é fundamental aqui. É o único elemento que pode vincular os diferentes conjuntos de dados que você possui. Agora você pode visualizar todos os seus dados diferentes usando o Google Maps e serviços de localização para contextualizar e associar conjuntos de dados inicialmente díspares.

Por exemplo, você pode visualizar dados de onde seus clientes atuais estão localizados (potencialmente em um mapa de calor) juntamente com dados demográficos detalhados, como renda familiar ou tamanho da família, para visualizar padrões e tendências. Você pode descobrir que a maioria de seus clientes está localizada em áreas com grandes populações estudantis, por exemplo, ou em áreas próximas à beira-mar. Esses conjuntos de dados e padrões não podem ser visualizados lado a lado sem o uso de um mapa. Isso pode significar que você pode segmentar áreas com alta população estudantil ou próximas à beira-mar à medida que você começa a criar uma campanha de marketing para conquistar novos negócios e impulsionar a experiência omnichannel.

Essas informações e os insights que você obtém ao visualizá-las em um mapa agora podem ser usados ​​para ajudar a orientar as decisões de marketing para garantir que você esteja direcionando suas campanhas para pessoas relevantes no local mais apropriado para obter o máximo retorno. Isso pode incluir a veiculação de anúncios hiperlocal como exemplo. Usando o Google Adwords você pode especificar se seu anúncio será exibido com base na localização do usuário. Isso permite que você segmente apenas as pessoas que você sabe que estão interessadas ou próximas ao que você está oferecendo.

60% dos profissionais de publicidade dizem que os anúncios segmentados por área geográfica oferecem um ROI mais forte

Mas você precisa conhecer primeiro os locais para direcionar essa publicidade, portanto, usar ferramentas de mapeamento de geomarketing permitirá que você tome essas decisões. Isso pode se estender além da publicidade on-line para a veiculação de publicidade física ou envio de correspondência. Ter as informações corretas para direcionar essas atividades para o máximo retorno pode ser extremamente benéfico. Eu discuti as campanhas de geofencing anteriormente e como é importante garantir que elas sejam relevantes e atraentes para os clientes.

Por exemplo, usando geofences e beacons para enviar publicidade direcionada. Para garantir que esse seja o caso, você precisará conhecer seus clientes primeiro e ter os dados de localização corretos disponíveis para tomar decisões sobre quais mensagens enviar, onde e quando, para permanecer relevante e engajado com seus usuários.

Geoconcept Sales & Marketing - Geomarketing software - GEOCONCEPT SAAo usar as mais recentes ferramentas de mapeamento em nuvem, como o Google Maps, essas informações podem ser disponibilizadas para os tomadores de decisão corretos onde e quando eles precisarem, em tempo real, se necessário. Inclusive em dispositivos móveis ou em reuniões importantes. As informações e insights obtidos com o uso dessas ferramentas não precisam mais residir em um computador em um escritório central ou em mapas estáticos em papel. Ele pode ser disponibilizado para quem precisar, quando precisar, onde quer que esteja. Isso por si só pode trazer enormes benefícios para as decisões que você precisa tomar e ajudá-lo a obter o retorno total de tudo o que faz.

Reúna vários conjuntos de dados para obter insights mais profundos

Visualizar seus dados em um mapa pode ajudá-lo a tomar melhores decisões para melhorar seus esforços de marketing. Reunir muitos conjuntos de dados diferentes e não associados em um mapa pode ajudar a encontrar padrões e tendências que você talvez não conhecesse.

Isso pode impulsionar a tomada de decisões e ajudá-lo a tomar as decisões mais inteligentes e informadas sobre qualquer marketing que você realizar ou outras decisões, como onde você pode expandir seus negócios. A localização é fundamental para isso e, se você não estiver usando a localização, pode não estar totalmente informado e perder clientes e dinheiro.

Advertisement

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

Blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: