Oportunidades para usar dados geográficos para ampliar o marketing baseado em impressão
Josera, uma varejista alemã de alimentos para animais de estimação, usou um programa impresso para direcionar o tráfego de varejo, aumentar as vendas e criar mais reconhecimento da marca, escreve Anna Schoo, da locr GmbH.
Aproximadamente 80 por cento de todas as decisões de negócios estão vinculadas à localização – os consumidores ainda se dirigem a uma loja para fazer uma compra. Portanto, é razoável usar dados geográficos para conectar a localização de um cliente ao local físico de uma marca para criar uma conexão duradoura. Não importa que tipo de conexão está sendo feita, saber a localização exata de um cliente potencial permitirá que a mensagem certa seja fornecida à pessoa certa.
Isso repercute em todos os canais de marketing, embora o digital e o celular estejam aproveitando principalmente os dados geográficos. No entanto, os profissionais de marketing de diferentes setores notaram uma mudança contínua na maneira como as empresas desejam se conectar ao seu público-alvo, no qual as comunicações impressas desempenham um papel cada vez maior.
O cenário do varejo, em particular, está passando por uma mudança nas empresas de marketing de tijolo e argamassa que estão imprimindo de novas maneiras para destacar seus locais para atrair e reter clientes. Esses ajustes estão se tornando conhecidos de várias maneiras.
Defina o público-alvo e a mensagem certa com base nos dados de localização
Para estimular o impulso da mala direta, os profissionais de marketing recorrem à segmentação baseada em localização para definir o público-alvo certo para cada mensagem que criam para seus clientes.
Para empresas que interagem com clientes em um determinado local de negócios, o raio ao redor da casa de um cliente no qual eles interagem com os provedores de serviços é uma métrica fundamental para basear a segmentação do cliente. Esse raio varia dependendo do produto que os clientes desejam comprar – a maioria dos clientes está disposta a dirigir uma distância maior para comprar um carro, mas geralmente não dirigiria 50 milhas para fazer compras. Uma das razões mais comuns que os consumidores citam para usar um local específico da empresa é a proximidade de sua casa.
Alguns serviços postais oferecem mala direta com base nas áreas de CEP – mas as distâncias e os tempos de viagem de e para um ponto de venda podem variar imensamente dentro dessas áreas. A segmentação com base na localização mais precisa é baseada em dados geográficos oferecendo segmentação com base na precisão do telhado.
Os profissionais de marketing acharam mais eficaz segmentar sua lista de endereços com base em distâncias e tempos de viagem para pontos de venda relevantes e, assim, abordar clientes em potencial com maior probabilidade de fazer negócios com eles. Além disso, endereços que estão fora de um raio definido podem ser suprimidos, economizando custos de postagem e distribuição.
Os profissionais de marketing podem então usar a segmentação baseada em localização para aumentar as taxas de aquisição de clientes, aumentando a conscientização da comunidade e encontrando clientes em potencial perto de seus negócios. Além disso, eles provavelmente melhoram a retenção de clientes ao segmentar os clientes atuais em sua área geográfica com promoções, eventos e muito mais.
Aumente a relevância com mapas personalizados
Os dados geográficos não são apenas altamente eficientes ao segmentar o público certo, mas também para transmitir a mensagem de quão próximas estão as melhores ofertas.
Quando a localização é importante e a distância é crítica, os varejistas precisam mostrar aos clientes em potencial o quão perto estão seus negócios e quão rápido será para fazer a viagem. Para destacar locais não há ferramenta melhor do que um mapa – melhor ainda, um mapa personalizado.
Mapas personalizados podem adicionar relevância a uma campanha de mala direta. O uso de mapas nos esforços de marketing permite que o poder da personalização, bem como o poder da comunicação visual, sejam aproveitados. Um mapa bem desenhado e personalizado garante o nível de engajamento necessário para apoiar uma campanha de marketing bem-sucedida.
Especialmente ao tentar atrair clientes usando Pontos de Interesse, a mala direta ainda é um meio de marketing importante que alavanca com sucesso o poder da localização. Com oportunidades crescentes de integração online e offline, agregar valor centrado no cliente à mala direta se torna cada vez mais eficaz.
A correspondência programática permite que os profissionais de marketing definam ações on-line que acionam o envio de uma correspondência física. Pode ser um carrinho de compras abandonado, uma compra ou apenas a visita a um determinado site. A correspondência programática é uma maneira ideal de conectar facilmente a coleta de dados de clientes individuais com os acentos valiosos que as comunicações impressas adicionam ao círculo de comunicação.
Geomarketing multicanal em ação
Josera, uma varejista alemã de alimentos para animais de estimação, usa um programa multicanal inovador para direcionar o tráfego de varejo, aumentar as vendas e criar mais reconhecimento da marca.
A empresa alimenta os dados dos visitantes do site a partir dos quais mapas personalizados são criados, impressos e enviados juntamente com pacotes de boas-vindas para apresentar a marca a novos clientes e direcioná-los para uma variedade de pontos de venda locais.
A campanha dirige-se aos donos de animais de estimação que encomendaram um pacote de amostras de alimentos para animais de estimação através do website da Josera. No site Josera os clientes podem fornecer informações sobre o seu animal de estimação e encomendar um pacote de amostras, personalizado ao seu animal de estimação, incluindo amostras de ração para gatos ou cães e vales de desconto para produtos Josera. A correspondência também inclui um cartão postal, personalizado para o dono do animal, com um mapa que mostra a localização dos pontos de venda Josera onde os vouchers podem ser resgatados e outras informações úteis de viagem.