GeoMarketing 101: O que é Marketing de Proximidade?

GeoMarketing 101: O que é Marketing de Proximidade?

O Proximity Marketing está na interseção entre mobile e localização, onde grandes coisas estão acontecendo para os profissionais de marketing.

De geo-targeting a beacons, a tecnologia baseada em localização está abrindo um mundo de possibilidades para os profissionais de marketing – mas também é complicado, pois novos recursos e casos de uso parecem surgir todos os dias.

GeoM - What's New and Next in GeoMarketing - Bob Collins - Flickr Com o objetivo de quebrar alguns dos conceitos "geográficos" mais importantes para fornecer uma melhor compreensão do básico – e um ponto de partida para explorar até onde o poder da localização pode nos levar – apresentamos a próxima parte do nosso GeoMarketing 101 série: entendendo o marketing de proximidade.

O que é marketing de proximidade?

O marketing de proximidade refere-se ao uso da tecnologia de localização para se comunicar com os consumidores em um determinado local por meio de seu dispositivo móvel.

Isso pode assumir várias formas: Pode envolver a criação de uma cerca geográfica, para que os clientes que passam a uma certa distância de uma loja recebam uma mensagem ou vejam uma oferta especial. Ou, em uma empresa que implantou beacons, os consumidores que optaram por receber podem receber mensagens acionadas por beacon enquanto compram no local físico.

Essencialmente, a ideia é que a comunicação entre uma empresa e o consumidor – quer isso signifique anúncios, saudações ou outros – seja mais bem-sucedida quando for relevante, e entender a localização de um usuário torna mais provável que a mensagem chegue a eles de uma só vez e lugar quando eles podem ser receptivos. Por exemplo, quando é particularmente provável que um cliente pare e experimente um novo tipo de detergente? Quando eles estão passando perto de um supermercado – e especialmente se eles já estiverem fazendo compras no corredor de saboneteira.

File:Domaene-Dahlem - Martinstag Markt (Dahlem Manor - St Martin's Day Market) - geo.hlipp.de - 30336.jpg - Wikimedia Commons

Como as marcas estão usando o marketing de proximidade?

À medida que os profissionais de marketing cresceram cada vez mais para entender a eficácia da incorporação de dados de localização, o marketing de proximidade ganhou uma nova vida nos últimos dois anos – e há muitos exemplos de seu uso.

Tanto a Lord & Taylor quanto a Macy's implantaram beacons em suas lojas nos EUA, e a Macy's buscou uma combinação de geo-fencing e dispositivos de proximidade Bluetooth para facilitar uma campanha de Black Friday de 2015.

Veja como funcionou: antes do fim de semana do Dia de Ação de Graças, os usuários de dispositivos móveis da Macy's segmentaram geograficamente perto de uma localização da Macy's, incentivando-os a baixar o aplicativo da Macy's (o que significa que a loja poderia enviar mensagens acionadas por beacon no aplicativo). Então, se esses clientes entrassem em uma Macy's na Black Friday – tendo baixado o aplicativo – eles recebiam um alerta informando que poderiam jogar o jogo "Entre e Ganhe" para ganhar prêmios que vão desde cartões-presente a reuniões de celebridades.


Leave a comment

Blog at WordPress.com.

Design a site like this with WordPress.com
Get started