Marcos escreve tutoriais usando o Google Docs. Você pode editar seu trabalho e compartilhá-lo com quem quiser. Um dia o Google Docs é hackeado, ou o governo o proíbe, então Marcos perde todo o seu trabalho. Agora Marcos decide que usará apenas o processador de texto em seu computador, para que seu trabalho fique seguro. Mas não é seguro, certo? O computador de Mark pode ser perdido, quebrado ou hackeado. Marcos está desesperado agora, então decide vender seu laptop e comprar um lápis, um bloco de notas e alguns selos. O problema de Mark aqui é que ele quer a conveniência e a velocidade da Internet, mas com o controle e a segurança de sua caneta e papel. Então, o que o Ethereum pode fazer sobre isso? O Ethereum oferece uma maneira de aproveitar o poder da internet sem ter que confiar em aplicativos como Facebook, Google ou seu banco online com suas informações pessoais.
Aplicativos como Facebook e Google coletam e armazenam as informações de seus milhões de usuários em servidores. Isso significa que os dados do usuário são mantidos em um número muito pequeno de locais (isso é chamado de centralização). Se um desses lugares for invadido, estaremos todos em apuros! A maneira como o Ethereum funciona é eliminando a necessidade de confiar em muitos aplicativos com informações privadas. Ele faz isso com a descentralização usando a tecnologia blockchain "cadeias de blocos". A versão da Internet do Ethereum é aquela em que servidores e nuvens são substituídos por uma rede de sistemas chamados nós. Os nós armazenam e mantêm um banco de dados compartilhado chamado "blockchain". Existem milhares de nós na rede que armazenam todo o blockchain. Quanto mais nós houver, mais segura será a rede e seus dados. As informações inseridas neste registro só podem ser controladas por você. Ele não é armazenado em seu computador nem em um servidor central – é armazenado em toda a rede de nós.
As informações contidas no blockchain são verificadas por "consenso". Isso significa que mais da metade dos nós deve concordar que as informações estão corretas antes de serem permitidas no blockchain. Hackear esse tipo de sistema é quase impossível, pois seria necessário controlar mais da metade da rede para forçar um consenso. Mesmo se você controlasse mais da metade da rede, custaria tanto dinheiro para completar o ataque que não valeria a pena. Como mencionei antes, o Ethereum não inventou a tecnologia blockchain, o Bitcoin sim, mas está usando e melhorando de uma maneira incrível. Então, o que é a blockchain Ethereum? A blockchain Ethereum (ou 'Blockchain 2.0' como às vezes é chamada) usa tecnologia semelhante à do Bitcoin, mas é mais avançada. Ele pode fazer muito mais do que o blockchain do Bitcoin. A blockchain Ethereum foi projetada para que as transações só possam ocorrer quando certas condições forem atendidas.
As regras que decidem essas condições são chamadas de "contratos inteligentes". É uma parte essencial da questão do que é o Ethereum. Por exemplo, imagine uma máquina de venda automática. Se Pedro quer uma barra de chocolate de uma máquina de venda automática, ele precisa de dinheiro suficiente para pagar. Se você não tiver dinheiro suficiente, você não receberá sua barra de chocolate. SE Pedro colocar $ 1 na máquina de venda automática ENTÃO a máquina de venda automática dará a Pedro uma barra de chocolate. Uma vez que um desses contratos é escrito, ele não pode ser alterado. É por isso que são chamadas de transações "sem confiança". Você não precisa confiar nas pessoas da rede, se as condições do contrato não forem atendidas, isso não acontecerá. Vai saber! Uma rede global de confiança que nunca fica offline! Aplicativos descentralizados (ou "dApps") são simplesmente aplicativos que não são executados em um servidor central tradicional. Em vez disso, eles são executados em um blockchain – usando-o para descentralizar seu servidor.
Os dApps estão no centro do design e das crenças da Ethereum. Os fundadores do Ethereum querem que os usuários aprendam e construam no Ethereum. Então, outra parte do que é o Ethereum é definitivamente os dApps. Ethereum tem sua própria linguagem de codificação chamada Solidity. Solidity é usado para criar dApps. Como o Solidity é como o JavaScript (uma das linguagens de programação mais comuns), ele incentiva os desenvolvedores a criar dApps novos e empolgantes. Esses dApps poderão em breve competir com (ou substituir) aplicativos centralizados, em setores como mídia social, comércio eletrônico, e-mail e banco online. Existem infinitas possibilidades de construir dApps na blockchain Ethereum. Vamos voltar rapidamente para a primeira parte da pergunta que fizemos anteriormente: O que é Ethereum? Em poucas palavras, aprendemos que o Ethereum é um blockchain que permite ao usuário criar contratos inteligentes e dApps – tem o potencial de mudar a internet para sempre.