O mundo das criptomoedas não impede seu avanço além de algum lucro ou ajuste pontual. Nesse cenário, Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) aparecem como os criptoativos que apresentam maior consolidação, embora apresentem diversas diferenças entre si, em termos de programação e objetivos, entre outros. Ao contrário do BTC -a criptomoeda criada pelo até então desconhecido Satashi Nakamoto-, o Ethereum se baseia em uma linguagem de programação específica, chamada Solidity, que permite sua programação. A linguagem de programação Bitcoin, por outro lado, é limitada apenas à transferência de valor. Ao longo das últimas semanas, o Ethereum mostrou uma tendência de alta consistente e muitos investidores decidiram dobrar. A ProUP dialoga com os especialistas para perguntar por que ela subiu tanto e, até mesmo, se foram incentivados a fazer alguma previsão de qual será o seu valor no curto prazo. Santiago Di Paolo, chefe de crescimento comunitário e pesquisa da Lemon, destaca que uma das chaves para seu progresso é que "permite que o campo faça muito mais do que enviar e receber valor descentralizado".
Manuel Beaudroit, CEO da Belo, argumenta: “Parece-me que é uma rede muito poderosa e que tem por trás um ecossistema altamente desenvolvido e que está constantemente inovando”. Nasceu em 2015, com o qual se passaram pouco mais de 6 anos. No Ethereum nasceu o DeFi ou finanças descentralizadas, como são conhecidas. Foi a primeira rede que permitiu programabilidade. É um dos protocolos financeiros descentralizados mais sólidos e seguros. A longo prazo, vejo muito valor nisso." "Por causa de todo o desenvolvimento associado a contratos inteligentes, DeFI, NFT, embora seja um ativo muito volátil. É amplamente utilizado como uma rede para montar novas criptomoedas. Isso o torna muito flexível e também leva a muita adoção. As operações na rede ETH têm um custo e são pagas com o mesmo token. Este ano explodiram os NFTs, os jogos criptográficos, que se tornaram bastante massivos e são todos desenvolvimentos que nasceram no Ethereum.
Mais tarde foram replicados em outras redes que dão algumas vantagens e também apresentam alguns contras. Ethereum é pensado como a Internet das Coisas. Muito provavelmente, o futuro será multichain ou crosschain, como se fala agora, tantas cadeias interagindo. 5 anos ou 10 anos. Rollups, Layer 2, migração para Ethereum 2.0, implementação de PoS (prova de participação ou prova de participação) e sharding são algumas das muitas coisas que já estão sendo trabalhadas. 15 a 100.000 e a adoção pode continuar a crescer sem deixar ninguém de fora." "Ethereum cresceu muito organicamente nos últimos 2 anos e atingiu um muro: escalabilidade. Um fato eloquente é que nenhuma pessoa que tenha bitcoin ou Ether por mais de 3 anos perdeu dinheiro, pois a cada três ou quatro anos tem um novo máximo histórico. O que vemos é que as finanças descentralizadas estão abrindo caminho para tornar a criptomoeda uma ferramenta válida para todos os tipos de transações. Hoje já existem muitas pessoas que poupam, que fazem empréstimos, que fazem pagamentos, que enviam remessas, além de tudo o que tem a ver com comércio e especulação financeira.
Ao longo da história, vários tipos de bens foram utilizados como meio geral de pagamento. Com o passar do tempo, buscaram-se bens de valor estável, bens que possam ser armazenados, de alto valor-volume, em quantidades suficientes, fáceis de transportar, inalteráveis e divisíveis. Com base nessas características básicas, historicamente, a primeira forma de pagamento reconhecida é o escambo, pois não se conhecia outra forma de troca de bens e serviços. Era uma forma válida para a época, mas ainda não atendia certos aspectos necessários para um consumidor, vendedor e um mercado. Por isso, com o passar de centenas de anos e a evolução das sociedades, os primeiros sistemas de negociação transformaram em moedas o meio de pagamento mais utilizado para realizar essa troca. Foi assim que surgiu a primeira moeda primitiva. Mas as primeiras moedas cunhadas na Europa datam do ano de 1600, utilizando materiais preciosos para a sua construção.