Escrito por Michele D'Aliessi. Artigo original no Medium. Em poucas palavras: Ethereum é um supercomputador poderoso, descentralizado e movido a blockchain. Algumas inovações chave fazem do Ethereum um projeto único com todos os elementos necessários para criar uma Internet nova, melhor, mais segura, privada e orientada para a confiança. E isso é um grande problema. Por que é tão interessante? Bem, antes de tudo, é “descentralizado”: este computador global funciona em uma rede de máquinas (nós) distribuídas por todo o mundo (mais especificamente, funciona em uma cadeia de blocos). Isso significa que não pode ser interrompido, você não pode simplesmente desconectá-lo ou impedi-lo de funcionar. De fato, qualquer pessoa que queira executar um nó na rede pode fazê-lo de qualquer computador conectado à Internet, sem pedir permissão. Quem administra o Ethereum então? Não pertence a ninguém. Não existe uma entidade única que o controle, hoje é governado por uma comunidade de desenvolvedores de software que escrevem código e executam os nós da rede usando seus computadores.
Sem nenhuma entidade para gerenciá-lo, o Ethereum é um projeto verdadeiramente descentralizado que está sendo construído graças ao trabalho de muitos programadores de computador especializados. Internet mais acessível em todo o mundo, mais livre e mais confiável. É um projeto aberto, na verdade qualquer um pode fazer uso deste computador global. Você pode ter quantos usuários quiser, e qualquer um pode ler o código que este computador está executando ou escrever um novo código que o computador pode executar. Isso significa que você pode executar seus próprios aplicativos nele ou apenas usar aplicativos desenvolvidos por outras pessoas. Não há intermediários, os usuários podem interagir diretamente com outros usuários sem qualquer intervenção de terceiros. E quando você decide interagir por meio de um aplicativo criado no Ethereum por terceiros, pode ler o código diretamente para garantir que o aplicativo faça o que diz que faz. O código que roda no Ethereum é imutável. Transações, dados armazenados, programas escritos são permanentes.
Uma vez implantados no computador global, eles não podem ser alterados. Isso significa que você pode não apenas verificar o código de qualquer aplicativo e entender o que ele faz, mas também significa que, uma vez verificado, você pode ter certeza de que ninguém poderá alterá-lo ex-post. As interações com este computador são extremamente seguras. Na verdade, qualquer interação com o computador (seja implantando novo código, interagindo com aplicativos existentes ou trocando valor) é assinada criptograficamente, o que em palavras simples significa que não pode ser adulterado ou replicado. Você possui seus dados, você retém seu valor. No Ethereum, cada usuário poderá decidir quais dados compartilhar e quais dados salvar, para que você tenha controle total de quem usa seus dados e para quê. Além disso, se seus dados criarem valor (ou seja, como todos os dados que você compartilha no Facebook, que é uma mina de ouro para os anunciantes), você também poderá reter (e se beneficiar) desse valor. Como você pode ver na tabela abaixo, o Ethereum atraiu muita atenção ultimamente e sua taxa de adoção está crescendo exponencialmente.
Então, para que o Ethereum pode ser usado? Ethereum pretende ser uma plataforma onde qualquer pessoa pode criar aplicações de valor e troca de dados. Sua tecnologia é baseada em “smart contracts” (contratos inteligentes), programas que rodam no Ethereum e executam transações de valor e informação. Deixe-me lhe dar um exemplo. Imagine que Jack tem painéis solares instalados em seu telhado e sua vizinha Alice gostaria de usar a energia renovável de Jack para recarregar sua bicicleta elétrica durante a hora do rush do meio-dia. No entanto, cada carga vale apenas alguns centavos e eles não querem trocar alguns centavos por dia após cada carga. Se Jack e Alice quisessem automatizar o pagamento de forma simples e inequívoca, eles poderiam simplesmente escrever um contrato inteligente em Ethereum (nada maluco, é apenas código) que verifica quanta energia a motocicleta de Alice está usando dos painéis solares de Jack, multiplique por o preço de mercado atual da eletricidade (no momento da cobrança) e transferir o valor correto da conta de Alice para a de Jack automaticamente.